14/07/2016

Cenas Curtas: Coro de Antígona

Somos “Antígona” filha da casa real de Tebas, família desestruturada, antiga nas maldições. Filhas de Édipo, agora apenas mais um homem cego, a cegueira vaidosa, não querendo ver o resultado de suas ações.
- Antígona, aquela que se coloca adiante de sua família, almejamos respeito, igualdade e amor entre todos os seres humanos...
Represento o respeito à vida. Creonte, meu tio, o matriarcado é universalista, deixe de orgulho e princípios de autoridade, leis injustas e obediência. Não pode está acima do direito natural da humanidade e dos laços familiares. E quando falo em família meu tio, falo de todos os tipos, das tradicionais as modernas. Família não é apenas sangue, não é constituída apenas por homem, mulher e filhos biológicos, família são os que escolhemos que cuidamos somos leais e amamos.

Sou mulher, sou leal e amorosa, enterrarei meu irmão, mesmo contra a sua vontade. Aqui enterro a submissão, a falta de empatia, a deslealdade, a violência, o desrespeito e séculos de cala boca. Sente medo Creonte? De que mais “Antígona” se levante e enfraqueça seu reinado, seu SENADO, sua CÂMARA, suas LEIS, seu ESTADO DE PODER? 
Condena-me a morte para que haja supremacia da ordem e tenta como todos tentam a milhares de anos sepultar os valores femininos, nossos direitos. Gritam deveres e recursam nossa voz. Por isso que enterro meu irmão descumprindo toda essa opressão e sem temer sua represaria.
O patriarcal cria fronteiras, levantam muros e causa separações. Não precisamos mais de um mundo assim. Mata teu filho, a fim de reafirmar uma ordem fracassada, carne de sua carne. Está crueldade gratuita protegida por suas leis, criadas e votadas por outros iguais a você tem apenas o dever de manter os valores de ambição pessoal não permitem serem questionados e tem pavor dos que pensam em igualdade. 
Reconhece teu erro Creonte e torna-se um homem sábio adquire prudência pela experiência. Deixa-me caminhar não acima, não abaixo, mas ao seu lado. Nós "Antígonas, Bacantes, Semeles, Heras e Medeias" queremos redimir o passado com nosso poder de amar vencer a herança de servir a muito tempo herdado. Vamos nos unir, meu tio, e construir um novo futuro para nossos descendentes.

Tais Medeiros.

Nenhum comentário: